top of page

Semana Farroupilha - história

A Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições gaúchas, transcendendo o próprio Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Em Porto Alegre, a Semana Farroupilha tem seu núcleo concentrado no Parque Maurício Sirotski Sobrinho e oferece uma intensa programação sócio, cívica e cultural, com constituição de um grande Acampamento Farroupilha que tem uma duração de quase 30 dias. Durante a Semana Farroupilha são relembrados os feitos dos Gaúchos no Decênio Heróico (1835-1845), através de palestras, espetáculos, lançamento de livros entre outras atividades.

As comemorações da Revolução Farroupilha - o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais - relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. O marco Inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Naquele dia, liderando homens armados, Gomes Jardim e Onofre Pires entraram em Porto Alegre pela Ponte da Azenha.

A data e o fato ficaram registrados na história dos sul-rio-grandenses como o início da Revolução Farroupilha. Nesse movimento revolucionário, que teve duração de cerca de dez anos e mostrava como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República Rio-Grandense, instalando-se na cidade de Piratini a sua capital.

Disponível em: http://www.semanafarroupilha.com.br/historico . Acesso em: 19 set. 2018.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Aniversariantes de março 2024!

05- Leandro José Martins 27- Rafael Kruse Ramos 28- Alex Roger Nunes Santos Nesta data especial, desejamos muito sucesso, alegria e que todos os seus sonhos sejam realizados. Parabéns pra vocês!

Aniversariantes de fevereiro 2024!

07- Daniel Azeredo 08- Dione de Oliveira 08- Ajomael Ferrari 24- Alberto Monteiro Nesta data especial, desejamos muito sucesso, alegria e que todos os seus sonhos sejam realizados. Parabéns pra vocês!

Aniversariantes de janeiro 2024!

05- Rudimar Scherer 18- Elton de Jesus 31- Paulo Soares Nesta data especial, desejamos muito sucesso, alegria e que todos os seus sonhos sejam realizados. Parabéns pra vocês!

bottom of page